Estudante da UNIDAVI faz Trabalho de Conclusão de Curso sobre os Observatórios Sociais

Parte das informações foi coletada no OS RIO DO SUL

A estudante de Ciências Contábeis da Unidavi, Naiana Larissa Laue sempre se interessou por contabilidade pública. No início da graduação ela decidiu que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seria voltado para essa área. “Em uma conversa informal com servidores públicos, fiquei sabendo da existência dos observatórios sociais, foi quando iniciou minha pesquisa sobre eles, e me interessei realmente em estuda-los, conta Naiana. 

O TCC teve a orientação da professora de contabilidade pública, Adalgisa Gehrke da Rosa, que é também servidora municipal em Lontras há 38 anos. Elas estiveram no Observatório Social de Rio do Sul para coletar informações sobre as atividades desenvolvidas no município. O presidente do Observatório Social, João dos Santos e o vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia, Eder Nardelli explicaram que o Observatório Social busca monitorar todo o processo licitatório, desde a publicação e análise do edital, até o acompanhamento do certame e entrega de produtos. “Constatei que a forma de trabalho é muito bem organizada, por ter sido montado um check list com os requisitos que a legislação prevê sobre as licitações, e as mesmas são muito bem analisadas”, avalia a estudante.

Nardelli pontuou ainda que, o Observatório Social de Rio do Sul não é um órgão fiscalizador, mas trabalha para auxiliar o poder público na boa gestão dos recursos municipais. Para Naiana, mesmo tendo pouco tempo de atuação, o Observatório Social só tem a crescer, e cada vez mais beneficiar a população, por ser um observador dos gastos públicos da cidade de Rio do Sul e buscar cada vez mais a transparência e economia no âmbito municipal.

Deixe uma resposta


Mantenedores


Sobre


Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos, especialmente pela Sociedade Civil Organizada. É uma ferramenta eficiente de controle social e monitoramento dos gastos públicos municipais. Está vinculado ao Observatório Social do Brasil (OSB).

Endereço


Rua Coelho Neto, 191, Sala 208, Centro
CEP 89.160-155 – Rio do Sul – Santa Catarina
Telefone: (47) 3300 0418
E-mail: riodosul@osbrasil.org.br

Mapa