OS Rio do Sul discute conscientização ambiental

Representantes do Observatório Social de Rio do Sul e de outras entidades da sociedade civil organizada visitaram o aterro sanitário de Otacílio Costa, na quarta-feira, 26 de abril, para conhecer o destino do lixo coletado em Rio do Sul, assim como todo o processo desde a coleta até o transporte para o aterro. A comitiva concluiu a visita constatando que é urgente a criação de uma campanha de conscientização ambiental para a população rio-sulense, com o objetivo de desenvolver práticas mais sustentáveis entre os moradores.

A ideia de conhecer o aterro surgiu após reuniões do OS Rio do Sul com os vereadores Mário Sergio Stramosk e o Felipe Batisiti assessor da vereadora Zeli da Silva, junto com o Supervisor de Coleta da empresa Say Muller Serviços, de Gaspar, Alexandre Carvalho, que atualmente é responsável pela coleta de lixo no município. Nos encontros foram discutidos temas como a necessidade de campanhas, como é feita a coleta do lixo comum e a de recicláveis, entre outros assuntos. Levantou-se a possibilidade de criar um grupo de trabalho envolvendo diferentes órgãos interessados na questão ambiental. A forma como os municípios de Timbó e Concórdia fazem as coletas de lixo surgiu como referência durante os encontros. Os envolvidos ainda debateram sobre temas que devem ser considerados para o futuro como um plano de gerenciamento de resíduos e a construção de um aterro sanitário. Atualmente a prefeitura paga pela coleta, transporte e depósito do lixo comum, em Otacílo Costa, o equivalente a R$ 321,00 por tonelada. Já para coleta seletiva, do lixo reciclável, o valor é fixo em R$ 53 mil por mês.

Deixe uma resposta


Mantenedores


Sobre


Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos, especialmente pela Sociedade Civil Organizada. É uma ferramenta eficiente de controle social e monitoramento dos gastos públicos municipais. Está vinculado ao Observatório Social do Brasil (OSB).

Endereço


Rua Coelho Neto, 191, Sala 208, Centro
CEP 89.160-155 – Rio do Sul – Santa Catarina
Telefone: (47) 3300 0418
E-mail: riodosul@osbrasil.org.br

Mapa