Voluntários do Observatórios Social de Rio do Sul visitam setor de Compras

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o presidente do OS Rio do Sul, Jean Sandro Pedroso, e a secretária executiva, Angélica Rippel, se reuniram com os servidores do setor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de Rio do Sul. O objetivo do encontro foi entender o trabalho desenvolvido para auxiliar no planejamento das licitações. Os voluntários do OS descobriram como são elaboradas as descrições dos objetos e o preço de referência e solicitaram um relatório anual das compras feitas pelas secretarias e fundações.

De acordo com o pregoeiro da prefeitura, Marco Aurélio Ferrari, cada secretaria motiva sua compra, o que gera divergências sobre as especificações dos objetos. De acordo com ele, o observatório pode participar na fiscalização da entrega dos produtos e serviços. Também foi sugerido durante a reunião padronizar a descrição de itens em cada secretaria ou fundação, acrescentar informações como CNPJ e marca nas atas dos certames, assim como oferecer capacitações sobre licitação para os servidores. Para iniciar o trabalho de planejamento das compras foi solicitado um relatório das aquisições feitas entre 2012 e 2016.

“Para podermos ajudar, a primeira ação é escutar para entender como funciona e quais são os problemas e limitações que a área possui. É muito fácil dizer que não funciona, isso qualquer pessoa consegue. Mas quando você deseja contribuir, precisa entender a forma de trabalho para depois passar novas sugestões. Ficamos contentes com essa abertura do setor de Compras e Licitações, assim podemos ajudá-los a serem mais eficientes. Até porque, quase 50% do orçamento do município passam por esse setor”, explicou Jean Sandro Pedroso, presidente do OS Rio do Sul.

Deixe uma resposta


Mantenedores


Sobre


Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos, especialmente pela Sociedade Civil Organizada. É uma ferramenta eficiente de controle social e monitoramento dos gastos públicos municipais. Está vinculado ao Observatório Social do Brasil (OSB).

Endereço


Rua Coelho Neto, 191, Sala 208, Centro
CEP 89.160-155 – Rio do Sul – Santa Catarina
Telefone: (47) 3300 0418
E-mail: contato@osriodosul.com.br

Mapa