1ª ação educacional do OS Rio do Sul leva programa sobre ética e cidadania para escolas de Rio do Sul

23/05/2016
1ª ação educacional do OS Rio do Sul leva programa sobre ética e cidadania para escolas de Rio do Sul

Estudantes e professores receberam kits da Turma da Mônica desenvolvidos especialmente para abordagem dos temas

O Observatório Social de Rio do Sul (OS Rio do Sul) fez o lançamento da sua primeira ação voltada a participação social e educativa, o programa “Um Por Todos e Todos por Um” – Pela Ética e Cidadania”, no dia 5 de maio, em solenidade realizada na unidade do SESC em Rio do Sul. Iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, a adesão ao programa no município é coordenada pelo OSRS e será desenvolvida de maio a setembro, em três escolas da rede pública e privada.

De forma dinâmica e com a ajuda dos personagens da Turma da Mônica, a proposta do projeto é ampliar e disseminar valores relacionados a participação social, autoestima, democracia, emponderamento do cidadão e respeito a diversidade. WhatsApp-Image-20160505 (3)

Os kits, que vão atender cerca de 200 alunos do 3º e 4º ano, são compostos por Caderno do Aluno, com conceitos e atividades, gibis, informativos e carteirinha de Agente da Cidadania. O material foi entregue para estudantes e professores da Escola Modelo Ella Kurth, Escola de Educação Básica Prefeito Luiz Adelar Soldatelli – CEPLAS e a Escola do SESC.

A adesão ao programa aconteceu por meio da participação de entidades, parceiros e patrocinadores que investiram na impressão do material utilizado. O conteúdo pedagógico, a metodologia de aplicação, capacitação dos professores foi feito pela Controladoria Geral da União (CGU).

O Chefe Regional da CGU, Carlos Alberto Rambo destacou o pioneirismo de Rio do Sul na participação do projeto. O OS Rio do Sul buscou parcerias para a implantação do projeto, enquanto em outros municípios normalmente é o poder público que custeia o desenvolvimento do programa. Rambo, apresentou também outros programas voltados a abordagem dos temas cidadania e ética como o concurso de desenho e redação.

Para a professora do CEPLAS, Djanna Zita Fontanive, a educação é peça fundamental para a sobrevivência humana. “A educação que o programa propõe é uma educação cidadã, que vai ajudar as crianças a respeitarem as diferenças, a entender o que é ética, honestidade, respeito. Isso são valores que a gente sabe não é somente função da escola, mas sim da família, da sociedade e também da escola. O projeto vem para contribuir muito na emancipação da criança e consequentemente para ter uma família, uma escola, um bairro, uma cidade melhor,” comentou Djanna.

Para trabalhar os conteúdos propostos pelo projeto, os professores receberam uma capacitação online de 40 horas, por meio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Na visão da professora o preparo foi muito positivo. “O material está aí para explorarmos junto com as crianças todo o conjunto de conhecimento em torno desses valores e presente no material.”

IMG_5849

IMG_5852 IMG_5854 IMG_5863

 

Desenvolvido por: Área Local