Prefeitura de Rio do Sul deve divulgar lista de espera dos pacientes do SUS

03/08/2016
Prefeitura de Rio do Sul deve divulgar lista de espera dos pacientes do SUS

A Administração Municipal tem 180 dias para cumprir a lei municipal sancionada em julho

A divulgação da lista de espera de consultas comuns ou especializadas, e de exames, agendados pelos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde – SUS em todas as unidades da rede pública de saúde de Rio do Sul se tornou obrigatória. A Lei Municipal proposta pelo vereador Jeferson Vieira determina que a lista esteja disponível no site da Prefeitura. “A proposta surgiu com a intenção de dar transparência ao sistema de consultas e exames realizados pelo SUS em Rio do Sul”, disse o vereador.

Lista SUS

O usuário do sistema marca a consulta ou exame recebe um número e pode acompanhar no site da Prefeitura ou da Secretaria de Saúde o cronograma de seu atendimento. “Com este sistema transparente de atendimento, além dos usuários terem certeza de que estão sendo atendidos dentro da ordem de chegada, os familiares podem acompanhar o agendamento e ajudar a lembrar o paciente, evitando muitas vezes a perda da marcação de exames ou consultas por esquecimento”, observou o vereador. Para o vice-presidente de Assuntos de Controle Social do OS Rio do Sul, Jean Pedroso, a nova lei vai proporcionar maior transparência, aumento do controle, e credibilidade. “Com isso se eliminam as suposições em relação ao que acontece nos bastidores desta lista de espera de consultas e exames do SUS”, afirmou Pedroso.

Segundo a Lei, a administração municipal tem 6 meses para a adaptar e adequar o sistema informatizado da Secretaria de Saúde e promover a divulgação da lista. De acordo com o Secretário de Saúde, Rodrigo Duarte, o gerenciamento das consultas já existe, porém não há publicidade das informações. “Temos até o mês de janeiro para adequarmos isso, ainda vamos decidir se vai ser utilizado o número do cartão nacional do SUS ou as iniciais do nome do paciente”, disse o secretário. O secretário informou também que é necessário que todos os munícipes estejam devidamente cadastrados no Sistema Único de Saúde. Os agentes de saúde estão fazendo a conferência para garantir que todos os rio-sulenses tenham o registro. “Queremos ter 100% das famílias cadastradas até o dia primeiro de novembro”, falou Duarte.

 

Desenvolvido por: Área Local