Observatório Social comemora resultados do programa voltado a ética e a cidadania aplicado em Rio do Sul

08/12/2016
Observatório Social comemora resultados do programa voltado a ética e a cidadania aplicado em Rio do Sul

O balanço foi divulgado durante a Prestação de Contas do OS Rio do Sul referente ao 3º quadrimestre do ano nesta quarta-feira (07) na sede da OAB

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Depoimento da Professora do SESC Cimara Mello

Membros do OS Rio do Sul e voluntários do Oca Cultural visitaram as três escolas envolvidas no Programa “Um por todos e todos por Um! Pela ética e cidadania” para conferir os resultados das atividades ao longo do ano. Foram gravados os depoimentos das crianças, professores e dos pais sobre as transformações que o conteúdo provocou na vida escolar e familiar. Os resultados foram divulgados durante a Prestação de Contas do OS Rio do Sul referente ao 3º quadrimestre do ano nesta quarta-feira (07), na sede da OAB.

Para a professora de ensino religioso da Escola Modelo Ella Kurth, no Bairro Rainha, Adriana Schmidt, os alunos ficaram mais calmos em sala de aula; nas conversas eles conseguiram ficar mais à vontade para compartilhar algumas realidades vividas em casa. “Eles passaram a ver a diferença que cada um tem e aproveitamos isso para tratar de um tema importante como bullying. Acredito que a convivência melhorou entre eles! Digo isso porque passaram a tratar os colegas como eles gostariam de ser tratados”, afirmou a professora. Na Escola Modelo Ella Kurth, o programa foi aplicado nas turmas do 4º ano. Os estudantes contaram detalhes das atividades lúdicas que tiveram em sala de aula. Uma delas era desenhar os pés e mãos em um papel. Com isso exercitaram a solidariedade. Um ajudou o outro a desenhar e também puderam perceber as diferenças entre eles. Cada pessoa é única. Raissa Baldo Basilio, de 10 anos disse que aprendeu muito sobre o respeito. Contou que um dia escreveram e mandaram recados para os colegas dizendo o que achavam um do outro. E também em outro momento falaram de si mesmos para os colegas “Foi muito legal paramos de fazer bullying, de usar apelidos e nomes que os colegas não gostam”, completou ela.

Na Escola Modelo do Bairro Barragem, o Ceplas os professores de filosofia, Charles Porto e de ensino religioso, Djanna Zita Fontanive também trabalharam o programa com os estudantes do 4º ano. Charles relatou que os alunos do Ceplas são bastante carentes e precisam de iniciativas como essa. Os temas tratados de forma lúdica com personagens da Turma da Mônica além de encantar promoveram uma autoavaliação e também uma forma diferente de ver outro . “A inclusão, por exemplo, é um material importante desse conteúdo; a criança passa a perceber o colega que tem alguma deficiência, uma necessidade especial. Este conteúdo encontrado no material ensejou na criança essa mudança de comportamento em relação ao colega que é diferente”, disse o professor Charles. Para a professora Djanna, é uma grande oportunidade que o projeto proporcionou de falar sobre ética e cidadania. Segundo ela os temas são essenciais na convivência humana, já que alinhar uma reflexão sobre ética proporciona pensar numa convivência mais harmoniosa, mais saudável. “O material proporcionou trabalhos em grupo, trabalhos individuais e até desafios para avaliar a si mesmo, bem como a coletividade e isso é uma coisa muito importante da escola, garantir a auto avaliação e ver até onde o estudante se envolveu naquele objetivo proposto. Então, é o aluno percebendo o colega e a si mesmo”, completou Djanna.

O Ceplas promoveu esse ano eleição para o Grêmio Estudantil. Para surpresa de todos a chapa vencedora foi justamente a que trabalhou o Programa Um por todos e todos por Um! “Veja bem, aqui na escola temos até o 9º ano. O 8° ano obteve boa parte dos votos, mas por atitudes inadequadas eles acabaram sendo desclassificados, restando ao 4° ano assumir a liderança”, ressaltou Djanna. Uma das integrantes da chapa, Emily Melo Felix, 10 anos acredita que venceram as eleições por causa das propostas apresentadas. “Passamos de sala em sala e comentamos com os alunos a proposta de reabrir a biblioteca e melhorar a comida, até pelo fato de que muitas crianças vêm para escola só para comer”, completou ela.

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Depoimento dos estudantes do 3º ano do SESC Laila Vitória Marconato e Gabriel Schneider Figueredo

O Programa Um por todos e todos por Um! Pela ética e cidadania foi aplicado também na Escola do SESC, no Bairro Budag.  As professoras regentes dos 3º e 4º anos, Lucimar Zimerman e Cimara Mello incorporaram o conteúdo em diversas disciplinas. De acordo com a professora Cimara nas dinâmicas de grupo se trabalharam diversos temas como a cooperação, a colaboração, o respeito às diferenças, a diversidade, a maneira de cada um ser, agir e pensar. “Após realizá-las nós fazíamos  todo esse levantamento, essa conversa pra ver realmente o que as crianças estavam aprendendo com aquilo, fazíamos  toda essa análise para colocar aquilo em prática na nossa vida, no nosso cotidiano”, acrescentou a professora.

A estudante do SESC Laila Vitória Marconato, de 9 anos disse que aprendeu muito sobre a confiança e o respeito. “Na atividade de guiar o amigo enquanto ele tava de olhos vendados fiquei com muito medo de cair, mas minha colega me passou confiança e foi muito legal”, relatou a menina. Helena Maria Marconato, mãe da Laila conta que o projeto ajudou muito na relação com os pais e o irmão dela. “Ela era um pouco individualista agora já vejo que não é mais tanto. Em casa deu retorno porque ela começou a nos ajudar, inclusive o irmão dela que teve problemas de saúde, e ela dizia para mim: mãe, meu irmão precisa dessas aulas de cidadania, vai ajudar muito”, revelou Helena. A professora Lucimar observou que as transformações permanecem mesmo com o término do programa. “Foi uma mudança na vida deles e não só no momento da aplicação do conteúdo”, afirmou ela.

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Depoimento da Helena Maria Marconato – Mãe da Laila

Segundo o presidente do OS Rio do Sul, Jean Pedroso a expectativa inicial era de que esse programa voltado à ética e a cidadania gerasse mudanças depois de alguns anos. Mas este projeto foi muito além e gerou bons resultados já no primeiro ano. “Não esperávamos resultados tão positivos e impactantes nas crianças e nas suas famílias. Com certeza estamos mais motivados e vamos continuar plantando essa semente nas escolas”, completou Pedroso. Em 2016 o programa atingiu cerca de 200 crianças. Para 2017 ele será ampliado; outras quatro instituições de ensino irão aderir ao programa: Escola Unidavi, Sesi, Colégio Ruy Barbosa e Colégio Dom Bosco. O SESC irá levar o conteúdo para todas as unidades educacionais do Estado.

Agradecimentos aos patrocinadores: ACIRS, CETEG, EFETIVA INFORMÁTICA E SICOOB ALTO VALE

Texto: Tatiani de Souza

Fotos: Débora Cláudio

 

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