Candidatos assinam Plano de Transparência e Controle Social

22/09/2016
Candidatos assinam Plano de Transparência e Controle Social

Compromisso foi firmado durante a Prestação de Contas do 2º quadrimestre do Observatório Social

img_1186
Voluntários e membros do OS Rio do Sul com o Promotor Aor Steffens Miranda

Durante o evento desta quarta-feira (21) a principal reflexão promovida pelo OS Rio do Sul foi a importância das pessoas se envolverem tanto no processo eleitoral quanto no monitoramento das ações dos representantes públicos. Na Prestação de Contas do Observatório Social referente ao 2º quadrimestre o presidente do OS, Jean Sandro Pedroso falou sobre a Campanha Vote Consciente realizada pela entidade. A ideia foi chamar a atenção para três pontos: a importância de votar, a análise das propostas dos candidatos e o acompanhamento do cumprimento do plano de governo. “Leiam as propostas, vejam se está de acordo com o que vocês acreditam, escolha quem o representa de fato e após eleito monitore as ações”, ressaltou Pedroso.  O Presidente disse, que impressiona ver que tem muita gente que ainda troca o voto por um benefício particular. “Gente, nós estamos fazendo a campanha porque o seu voto não tem preço!”, frisou ele.  Além dos eleitores o OS Rio do Sul também atuou junto aos candidatos nessas eleições. Foi elaborado o Plano de Transparência e Controle Social que foi encaminhado para os candidatos a prefeito. No evento houve a assinatura de compromisso com as propostas pelas três chapas que disputam a eleição. O Vice-presidente para Assuntos de Produto e Metodologia, Eder Nardelli abordou alguns dos 22 itens do plano para o público. O documento está disponível no site do OS Rio do Sul. “Esse plano não obriga o candidato eleito a gastar com uma coisa ou outra, mas sim a melhorar a gestão dos recursos”, pontuou Nardelli. Também durante o evento os candidatos a vereador se comprometeram por meio de uma carta, nela foram pontuadas as funções do cargo do legislativo e solicitações para promover a efetividade das ações legislativas.

img_1161
Vice-presidente para Assuntos de Produto e Metodologia Eder Nardelli

O OS Rio do Sul promoveu ainda durante a Prestação de Contas a palestra “O controle social e sua contribuição para a melhor aplicação dos recursos públicos” com o Promotor de Justiça da 26ª Promotoria de Florianópolis, Aor Steffens Miranda. O promotor iniciou sua fala explicando sobre os órgãos do controle externo como Tribunal de Contas e Ministério Público que normalmente atuam de maneira repressiva. Mas, é preciso evitar que os problemas aconteçam, segundo ele. “Não podemos pressupor que toda atividade do município, estado e união tem problemas, que está tudo errado, mas precisamos prevenir e é aí que entra o controle social, para auxiliar a evitar esses problemas”, disse ele. Steffens ressaltou ainda que a transparência evita muitos problemas.

 “Os prefeitos reclamam que o Ministério Público chega e pede um monte de documentos, então a partir do momento que tem a transparência, uma parte dos problemas desaparece. Mas, claro que precisa ter credibilidade e dados atualizados disponíveis”, argumentou o promotor.

img_1170
Promotor Aor Steffens Miranda

Sobre as compras públicas, o representante do MP fez um comparativo com o orçamento familiar, onde se faz análise do que é prioridade e que precisa ser adquirido. Steffens argumentou que o planejamento é fundamental para se evitar gastos desnecessários.  “O gasto público tem que ser como é o de uma família de poucos recursos, elencando o que é prioridade”, argumentou ele. A palestra na íntegra pode ser conferida na Fan Page do Observatório Social de Rio do Sul.

Texto: Tatiani de Souza – Fotos: Débora Claudio

img_1145
Cerca de 80 pessoas acompanharam o evento na Unidavi
img_1181
Presidente do OS Jean Pedroso e suplente do Conselho Fiscal do OS João dos Santos com o candidato a prefeito José Thomé
img_1182
Candidatos a prefeito e vice Jean e Fábio
img_1179
Candidatos a prefeito e vice Gariba e Kika

img_1163

Desenvolvido por: Área Local