OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – RIO DO SUL REALIZA REUNIÃO COM OS VEREADORES ELEITOS PARA O PLEITO 2021-2024

10/12/2020
OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – RIO DO SUL REALIZA REUNIÃO COM OS VEREADORES ELEITOS PARA O PLEITO 2021-2024

Na noite do dia 09 de dezembro, os integrantes do Observatório Social do Brasil – Rio do Sul se reuniram com alguns dos dez vereadores eleitos para o pleito 2021-2024. Compareceram no encontro, que foi realizado de forma 100% virtual: Adilson Bonfanti, Moacir Vieira, Sueli de Oliveira e o Pastor Thyago.

O objetivo principal foi apresentar o Observatório Social aos vereadores e a forma de trabalho com a Câmara de Vereadores a partir de janeiro de 2021.

Inicialmente, o Presidente do Observatório, Riciéri Fernando Ramlov, apresentou a estrutura do Observatório Social do Brasil – Rio do Sul, membros da atual diretoria, formas de contato, a importância do trabalho desenvolvido para o município de Rio do Sul e o trâmite realizado sempre que se encontre alguma irregularidade, destacando a importância da Câmara de Vereadores no decorrer desse processo.

Em seguida, a Coordenadora do Observatório, Laís Emanuéli, apresentou e explicou de forma objetiva as funções da vereança que consistem principalmente em LEGISLAR e FISCALIZAR. “É preciso colocar em discussão na Câmara Municipal, assuntos de interesse local como saúde, educação e segurança, por exemplo, para elevar o nível de discussões na mesma e aumentar, consequentemente, o interesse da população em participar”, pontuou.

Jean Pedroso também fez uso da palavra e apresentou o Programa de Monitoramento do Legislativo – MonitLegis, que será desenvolvido pelo Observatório. A atividade de monitoramento consistirá em avaliar todas as proposituras em discussão na Câmara, acompanhamento de todas as sessões realizadas, análise de ATAS, controle de presenças e faltas, assim como os custos da mesma para o município/população. 

Ao final de toda essa avaliação, os dados serão divulgados mensalmente para a população de Rio do Sul, como forma de facilitar o acesso a essas informações pelos munícipes, para que os mesmos possam acompanhar de perto o que o seu vereador está fazendo diante do cargo. 

Destacou-se ainda que o que se espera da atual vereança é que haja um aumento expressivo de fiscalização e que esse processo também seja divulgado para a população, incluindo Pedidos de Informação e suas respectivas respostas, além das medidas que serão tomadas em casos de possíveis irregularidades encontradas.

Éder Nardelli expõe que “é preciso fiscalizar os atos não só do Executivo, mas de todos os entes que compõe a administração municipal. Fiscalizar efetivamente, indo in loco nas obras, por exemplo, de forma que se possa auferir com exatidão a atual situação e andamento das mesmas. Não ser um fiscalizador ‘de palco’”, completou.

Por fim, abriu-se espaço para que os quatro vereadores presentes pudessem expor suas considerações. Adilson pontuou a importância do Observatório para efetivar a transparência do serviço público e a qualidade do serviço prestado. “É preciso trazer a população para acompanhar o trabalho na Câmara e isso ocorrerá se temas de elevada importância estiverem em discussão”, concluiu. Moacir fala sobre o papel que o vereador deve desempenhar, como representante da Sociedade Civil. “A missão que temos é difícil, fazer com que a população acredite no nosso trabalho e é bom saber que podemos contar com o Observatório no desempenho da nossa função”, destacou. Sueli de Oliveira comenta sobre sua experiência com o Observatório dizendo que sabe que o objetivo principal é auxiliar fornecendo sugestões e ser parceiro para a melhor administração e não de denuncismo, como muitos pensam. Por fim, Pastor Thyago agradeceu imensamente o convite para participar do encontro, pois é importante para ampliar o conhecimento e a visão como futuros vereadores. “O desinteresse da população no Legislativo acontece a partir do momento que não é entregue aquilo que se espera e existe uma enorme necessidade de modificar essa cultura”, finalizou.

É preciso muita atitude e coragem para fazer diferente e melhor. E o Observatório Social do Brasil – Rio do Sul se coloca à disposição para auxiliar nessa mudança!

Desenvolvido por: Área Local