Observatório Social Do Brasil – Rio Do Sul Realiza Vistorias Em Obras Públicas Do Município

Com o objetivo de verificar o andamento de algumas obras realizadas pelo Poder Público Municipal de Rio do Sul/SC, o Observatório Social do Brasil – Rio do Sul realizou algumas vistorias nos meses de junho e julho.

As vistorias se deram através da análise dos projetos, licitações e respectivos valores investidos em cada uma das obras. Trabalho este efetuado pelo voluntário do Grupo de Trabalho de Infraestrutura.

Nos locais, o que se constata são problemas relacionados à execução dos projetos e falta de fiscalização por parte do Poder Público Municipal.

Uma das obras analisadas foi a Creche Central, localizada no Centro de Rio do Sul que está em andamento. Aqui, após as vistorias e reanálises dos documentos fornecidos, foram constatadas divergências entre projetos, memorial descritivo, execução de obra e cronograma físico financeiro. Já na obra da Creche Tipo I, localizada na Rua Guaíba, no bairro Barragem, além de estar com o calendário atrasado – devia ter sido entregue em agosto de 2019 – a mesma ficou parada por cerca de um ano, onde ocorreram diversas deteriorações na construção, que não foram levadas em consideração na nova licitação feita neste ano.

A fiscalização é um dos trabalhos mais importantes a ser feito numa obra pública. Com um bom trabalho de fiscalização, muito dos problemas comuns em obras são solucionadas no momento correto, não sendo necessário retrabalho, ocasionando mais gastos além de mais tempo para entrega.

O Observatório efetua esse trabalho de monitoramento para que possa repassar essas informações ao Executivo e cobrar melhorias na gestão de obras. Algum tempo o Observatório sugere uma maior fiscalização das obras. No curso da Controladoria Geral da União (CGU) foi repassada a informação que quanto melhor projetado a obra, menos problemas na execução ocorrerá.

O Observatório Social do Brasil – Rio do Sul busca a maior qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta


Mantenedores


Sobre


Somos uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos, especialmente pela Sociedade Civil Organizada. É uma ferramenta eficiente de controle social e monitoramento dos gastos públicos municipais. Está vinculado ao Observatório Social do Brasil (OSB).

Endereço


Rua Coelho Neto, 191, Sala 209, Centro
CEP 89.160-155 – Rio do Sul – Santa Catarina
Telefone: (47) 3300 0418 | (47) 3300 0420
E-mail: riodosul@osbrasil.org.br

Mapa