OS RIO DO SUL realiza palestra para o curso de jornalismo da UNIDAVI.

23/03/2017
OS RIO DO SUL realiza palestra para o curso de jornalismo da UNIDAVI.

Representantes do Observatório Social de Rio do Sul realizaram palestra aos acadêmicos da sétima fase do curso de Jornalismo da Unidavi. O encontro ocorreu segunda-feira (13) na Agência Experimental de Notícias SIM, com o presidente da associação, Jean Sandro Pedroso e a jornalista, Débora Claudio. O objetivo foi apresentar a associação e estimular o trabalho voluntário.

O Observatório Social é uma associação civil, sem fins lucrativos, apartidária, fundada em 25 de agosto de 2014 e mantida pelos próprios cidadãos. Segundo Pedroso, tem por finalidade buscar transparência e melhorar a gestão pública dos recursos.

Tentamos mostrar para a parte pública que ela tem que fazer diferente. Tem que inovar e repensar seus processos. Precisa dar um suporte para a população. Nós não emitimos informações de opinião pessoal. Sempre nos baseamos em fatos. Isso nos dá credibilidade – avalia o presidente do Observatório.

Jornalista, Débora Claudio, egressa da Unidavi, é voluntária na área da comunicação. Ela falou sobre o prazer em participar da associação e possibilidades para os acadêmicos de Jornalismo com o trabalho voluntário.

Jornalista tem a síndrome de super-herói, de mudar o mundo. Quando conheci o projeto do Observatório me encantei. Fazer o trabalho voluntário dá uma satisfação pessoal muito grande e garanto que cada um tem um dom diferente e pode colaborar – incentiva Débora.

A associação conta com 20 voluntários, entre eles, advogados,  jornalistas, empresários e estudantes. Os trabalhos no Observatório são norteados por três pilares: prevenção, monitoramento e conscientização.

Atuamos antes que as coisas ocorram. Analisamos editais, licitações e leis. Monitoramos obras em andamento e promovemos a conscientização através de campanha de voto consciente.  O foco é a gestão, e não o prefeito. Se encontrarmos irregularidades, enviamos um oficio ao prefeito. Se não recebemos resposta o encaminhamos à Câmara de Vereadores e, por último, ao Ministério Público Federal. Dar direcionamento ao bom uso do dinheiro do cidadão. É isso que buscamos – enfatiza Pedroso.

Profissionais ativos e ou aposentados de diversas áreas podem ser voluntários.  Para participar é preciso ter ficha limpa e não ser filiado a um partido. Irregularidades também podem ser denunciadas na Ouvidoria da entidade acessando o site: https://osriodosul.com.br.

 

Matéria e foto: Jeorgea Scarlatt, Agência Experimental de Notícias SIM, da UNIDAVI. 

Desenvolvido por: Área Local