Projeto realizado pelo OS Rio do Sul é adotado pelo SESC no estado

23/02/2017
Projeto realizado pelo OS Rio do Sul é adotado pelo SESC no estado

O projeto de educação cidadã “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, da Controladoria-Geral da União (CGU), vem sendo realizado pelo OS Rio do Sul desde 2016

Os resultados da experiência do SESC de Rio do Sul no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, realizado pelo Observatório Social em parceria com a CGU, Instituto Mauricio de Souza e empresas patrocinadoras, fizeram com que a ideia fosse levada para a direção estadual do SESC. A entidade irá implantar o programa por conta própria em outras unidades de Santa Catarina. Em Rio do Sul a parceria continua com o OS, que entregou nesta semana (21/2), os materiais didáticos a 50 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da professora regente do 3º ano Lucimar Zimerman.

Os materiais foram entregues ainda para 14 alunos do 5º, da Escola Unidavi, que também aderiu ao projeto, no dia 17/2.  As atividades serão desenvolvidas durante o ano pela professora de Ensino Religioso, Projeto realizado pelo OS Rio do Sul é adotado pelo SESC no estado As dinâmicas têm como objetivo disseminar valores como a participação social, autoestima, democracia, empoderamento do cidadão e respeito à diversidade.

“Temos expectativa de ótimos resultados e de ampliação do projeto. É emocionante ver a alegria das crianças ao receberem os materiais. Tenho certeza que haverá envolvimento da escola, crianças e familiares, durante as ações”, salientou Flavia Elisa Tomio, vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OS Rio do Sul e coordenadora do projeto.

O programa foi realizado pelo OS Rio do Sul em 2016, nas escolas SESC, Ella Kuth e CEPLAS, com patrocínio da ACIRS, CETEG, EFETIVA INFORMÁTICA E SICOOB ALTO VALE. Os membros do observatório colaboram com as atividades falando sobre participação social para os estudantes, durante as aulas.

Sobre o projeto:

O programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania”, da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, dissemina valores, através dos personagens da Turma da Mônica, sobre democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo entre os alunos dos ensinos fundamental.

O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.

Desenvolvido por: Área Local