Representantes do OS Rio do Sul falam sobre controle social com prefeito eleito

28/10/2016
Representantes do OS Rio do Sul falam sobre controle social com prefeito eleito

O prefeito eleito em Rio do Sul para o próximo mandato, José Eduardo Thomé, participou de uma reunião com membros do Observatório Social de Rio do Sul, na quinta-feira, 27 de outubro.

Objetivo da reunião foi alinhar as atividades desenvolvidas pelo OS Rio do Sul com a próxima gestão municipal, reforçando que os objetivos da entidade são o controle social, a transparência e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Na oportunidade, os voluntários do OS Rio do Sul frisaram a importância da gestão pública mais transparente e eficiente. Também foram repassadas algumas recomendações de melhorias para a próxima gestão, que estão contidas no plano de transparência e controle social. O plano contempla 22 itens e aborda assuntos relacionados à racionalização de despesas; sugestões de melhorias para o setor de compras, como a implantação de uma central de compras; adequações ao portal de transparência, com divulgação de informações relativas a gestão pública municipal como o acompanhamento dos Conselhos Municipais.

whatsapp-image-2016-10-27-at-09-28-08Durante a reunião também foi ressaltada a importância de contato direto com os gestores e servidores públicos. Estiveram presentes quase todos os membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal. Todos saíram satisfeitos da reunião. “Essa conversa inicial foi muito importante porque todos nós queremos o melhor para nosso município. Quanto maior a comunicação entre observatório e prefeitura, mais rapidamente os problemas podem ser analisados e sanados. O OS Rio do Sul é apartidário, busca melhoria da gestão e maior transparência na aplicação dos recursos públicos”, explicou o Presidente do OS Rio do Sul, Jean Sandro Pedroso.

“Diálogo, transparência e acima de tudo, o cuidado com o bem público, foi a essência da reunião. O observatório social reforçou sua missão e o seu propósito de acompanhar as ações do poder público municipal, não de forma interventiva ou obstrutiva, mas sim de contribuição ao controle social”, acrescentou a titular do Conselho Fiscal, Marina Lessa Mansur Pontes.

Segundo o Vice-presidente para Assuntos de Aliança e Institucional, Osvino Miliorini, a reunião foi esclarecedora e produtiva. “As palavras do novo prefeito trouxeram motivação para o trabalho do observatório, pois ele mostrou-se um entusiasta do nosso trabalho. Acredito que faremos um grande trabalho nos próximos quatro anos, com integral apoio do executivo municipal”, afirmou.

Para o prefeito eleito a parceria com o OS Rio do Sul irá trazer benefícios ao município. “Essa preocupação com a boa aplicação dos recursos públicos só traz benefícios, pois precisamos dar efetivo retorno para a população, fruto dos impostos e contribuições de cada cidadão. A proposta da central de compras vai ao encontro de tudo isso”, disse Thomé. No dia 21 de setembro, ele e os demais candidatos ao pleito municipal assinaram o plano de transparência e controle social do OS Rio do Sul, durante a prestação de contas da entidade.

O plano de transparência e controle social sugere várias recomendações de melhorias para a gestão municipal. Foi elaborado com base em análises feitas pelos membros do OS Rio do Sul, durante um ano e meio de atividades no município. A criação do documento contou também com apoio do Observatório Social do Brasil (OSB) e das entidades mantenedoras do OS Rio do Sul como ACIRS, CDL, SINDICOMÉRCIO, SIMMMERS e OAB.

Desenvolvido por: Área Local